Copa Paulista: De olho no título, Marília quer repetir epopeia de 2002


Copa Paulista: De olho no título, Marília quer repetir epopeia de 2002

Na final da A2 de 2002, a Francana fez 2 a 0 no Lanchão, mas o MAC virou e fez 3 a 0 espetacularmente no Abreuzão

Categorias:

Por: , 14/10/2022

De olho no título, Marília quer repetir epopeia de 2002

Marília, SP, 14 (AFI) – Acreditar sempre. Com esse lema, o Marília busca reverte neste sábado, diante do XV de Piracicaba, em partida decisiva da Copa Paulista, marcada para 15h no Estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal reverter uma situação muito difícil no jogo que o título da competição.

No primeiro jogo, em Piracicaba, deu XV 3 a 1. O MAC precisa ganhar por mais de um gol para ser campeão. E traz como inspiração uma das maiores epopeias de sua centenária história: a virada de 2002 na final da Série A2, diante da Francana.

VETERANA 2 A 0

Naquele mês de maio de 2002, na primeira final, realizada num domingo de manhã no estádio Lancha Filho, em Franca, a Veterana foi melhor e abriu 2 a 0 no placar, gols, aos 42 minutos, depois que  Washington Fubá bateu escanteio, e depois da bola passar pelo goleiro Marcelo, se ofereceu para Dé, 1 a 0. No segundo tempo, aos 21 minutos, Washington Fubá fez um grande lançamento  para o goleador Tico Mineiro, que  bateu sem chances, Veterana 2 a 0, num jogo totalmente dominado pela equipe de Franca, para festa de seus torcedores no “Lanchão”.

VIRADA HISTÓRICA

No dia 26 de maio de 2002, o Marília, do experiente Luis Carlos Ferreira (Ferreirão) precisava de um autêntico “milagre” para ser campeão da Série A2. Não bastava vencer o grande time da Francana, bem comandado pelo ótimo treinador Wantuil Rodrigues, e que tinha entre outros jogadores o artilheiro da competição, Tico Mineiro, que tinha marcado 16 gols naquele ano. Mas vencer e por mais de dois gols de diferença.

VEJA OS GOLS DAQUELE JOGO

E num dia muito iluminado, diante de 15 mil torcedores no Bento de Abreu Sampaio Vidal, em jogo que valia o acesso para a elite da bola paulista (apenas o campeão da A2 subia para o Paulistão e o MAC estava fora desde 1993), o Tigre fez uma das maiores partidas de sua história. E o “milagre” aconteceu. Começou logo aos 24 minutos: Rossato fechado da esquerda, a defesa francana falhou e Edu Esidio entrou com tudo e fez 1 a 0 MAC.

Mas era preciso mais. E doze minutos depois, aos 36 numa falta perfeita cobrada por Andrei no canto direito, sem chances de defesa para o goleiro da Veterana, 2 a 0, para a festa do torcedor maqueano. O MAC teve um gol anulado por Nei Bala, onde foi anotado um impedimento. Mas aos cinco minutos do segundo tempo, veio o tento do título azul e branco: na base da pressão, Palhinha, ex-São Paulo, campeão mundial, bateu, o goleiro Marcelo Flores fez uma grande defesa, e no rebote, Nei Bala estufou as redes francanas, 3 a 0 para a festa do torcedor do Tigre, que celebrava ali o título e o acesso para o Paulistão, 19 anos depois.

Apitou aquela final, Romildo Corrêa, que expulsou Leandro, do MAC. O Marília foi campeão com: Marcelo Cruz; Claudemir, Grotto, Andrei e Rossato; João Marcos, Luiz Fernando (Leandro), Perdigão e Palhinha (Ailton); Edu (Sandro Oliveira) e Nei Bala. Técnico: Luiz Carlos Ferreira. O time vice-campeão da Francana: Marcelo Flores; Jaiminho, Garrinchinha, William e Da Silva; Gleydson, Daniel (David), Washington Fubá (Leonardo) e Roni; Tico Mineiro e Dé (Luiz Gustavo).Técnico: Wantuil Rodrigues.

Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *