Daniel Alves foi o grande erro na lista final da Seleção
Daniel Alves foi o grande erro na lista final da Seleção
E essa não é apenas minha opinião. A maioria dos jornalistas esportivos que falou sobre a convocação, concorda comigo e foi contra o nome de Daniel Alves
Espero que Tite ao menos seja inteligente o bastante para não escalar Daniel no time titular. Com ele na lateral é o mesmo que jogar com dez
Categorias:
Por: , 08/11/2022
Daniel Alves: 121 jogos com a camisa do Brasil Entre os nomes da lista acho que o maior erro foi a convocação do superado Daniel Alves, que hoje só serviria para defender uma seleção masters e nunca uma seleção que vai tentar levar o Brasil ao hexacampeonato. Espero que Tite ao menos seja inteligente o bastante para não escalar Daniel no time titular.
Se ele jogar um ou outro jogo ou entrar numa partida já decidida, vá lá. Mas começar jogos oficiais da Copa com ele na lateral direita será levar nossa Seleção a jogar com dez. Daniel está em fase super decadente, não tem mais fôlego para correr noventa minutos, não tem mais velocidade para encarar os pontas (geralmente muito rápidos) e tecnicamente não é mais um jogador com nível para disputar um Mundial. E essa não é apenas minha opinião. A maioria dos jornalistas esportivos que falou sobre a convocação desta segunda-feira, concorda comigo e foi contra a convocação de Daniel Alves. Além de Daniel, que me pareceu ser uma provocação do técnico ao poder de análise dos jornalistas esportivos e da maioria dos torcedores brasileiros, Tite também errou em mais alguns nomes. Fred, por exemplo, que joga no Manchester United, está em péssima fase técnica. Pelo que tem produzido não merecia estar nesta lista.OS ACERTOS
Em compensação gostei, e muito, das convocações de Everton Ribeiro, do Flamengo e de Gabriel Martinelli, do Arsenal, da Inglaterra. Os dois jogam demais e tem futebol até para serem titulares. De uma maneira geral, o nível técnico deste grupo convocado por Tite é muito bom. Talvez melhor até do que as convocações das últimas seleções que foram à Copa. Acho que, se Tite usar um esquema tático que aproveite o melhor de cada convocado, o Brasil estará com muita chance de ser finalista nesta Copa e até de levantar a Taça. Do goleiro ao ponta esquerda, como se diz, esse time tem enorme qualidade e mistura bem alguns veteranos, com um grupo de jovens de alto nível, que poderão passar por todas as fases da Copa até chegar a grande final, onde buscará o hexa, dia 17 de dezembro, no Catar. Como disse acima, 26 jogadores foram convocados. A média de idade é de 28,4 anos. Em sua maioria jogadores nem tão inexperientes, nem excessivamente veteranos (como é a exceção Daniel Alves).
Lista de convocados:Goleiros – Alisson, Ederson e Weverton.
Laterais – Danilo, Daniel Alves, Alex Sandro e Alex Telles. Zagueiros de área- Bremer, Militão, Marquinhos e Thiago Silva. Volantes – Bruno Guimarães, Casemiro, Fabinho e Fred. Meias – Everton Ribeiro e Lucas Paquetá. Atacantes – Antony, Gabriel Jesus, Gabriel Martinelli, Neymar, Pedro, Raphinha, Richarlison, Rodrigo e Vini Junior.
TIME BASE
Com base nesta lista, acredito que o time base de Tite será o seguinte. Alisson no gol. Danilo na lateral direita e Alex Telles nas laterais. Marquinhos e Thiago Silva no miolo de zaga. Casemiro, Bruno Alves e Lucas Paquetá no meio campo. Raphinha, Richarlyson e Neymar.
Pelo menos seria o time para começar o Mundial. Depois dá para mudar. A apresentação será na segunda-feira, dia 14, com viagem direta para Turim, onde a delegação ficará hospedada e já vai fazer alguns treinamentos. Dia 18 o Brasil já estará no Catar. A Copa começa no dia 20 com o jogo entre as seleções do Catar e do Equador. O Brasil estreia dia 24 de outubro às 16 horas (horário brasileiro) contra a seleção da Sérvia. Outras datas – 28 de novembro – 13 horas Brasil x Suíça. 2 de dezembro – 16 horas – Camarões x Brasil. Oitavas de Final – 5 de dezembro. Quartas de final – 9 de dezembro. Semifinal – 13 de dezembro. Final – 17 de dezembro. CABEÇA DE CHAVEO Brasil é cabeça de Chave G deste Mundial. E só para terminar. Na lista divulgada por Tite, levaria Gabigol, do Flamengo. Ele faz uma dupla incrível de ataque com Pedro e ambos marcaram boa parte dos gols do rubro negro na atual temporada. Numa dessas, se desse algo errado no ataque da seleção, haveria mais esta alternativa para melhorar seu potencial de gols. Mas Tite parece não gostar do futebol do maior artilheiro do Flamengo. Azar dele e da torcida brasileira.